Leitura dos Mapas
Aprenda a ler mapas, interpretando os seus símbolos e elementos principais.
Para realizar a Leitura dos mapas é necessário saber, primeiramente, qual é a visão adotada na criação deles. O mapa é sempre um espaço da terra visto do céu, entretanto, existem duas formas de isso ser feito.
Existe a visão oblíqua, que é um espaço da Terra visto do céu em forma diagonal, como se o observador estivesse em cima, mas vendo um pouco de lado.
Foto aérea da paisagem na visão oblíqua
E existe a visão vertical, quando o espaço é visto do alto, como se o observador estivesse em linha reta. Os mapas sempre se encontram na visão vertical.
Exemplo de um mapa na visão vertical ilustrando ruas e avenidas.
Para entender os mapas é preciso, também, conhecer as função e importância das legendas. Elas são muito úteis para nos dizer quais os significados dos símbolos que estão nos mapas.
Além das legendas, existe também a orientação do mapa, que é responsável por mostrar para qual lado o mapa está apontando. O mapa pode estar na direção Norte, Sul, Leste ou Oeste.
E para nos dizer o tamanho da área que o mapa está indicando, temos a escala. Ela estabelece a proporção entre o tamanho real e o tamanho da área no mapa. As escalas podem ser pequenas ou grandes.
Quanto mais alta for a visão do observador que constrói o mapa, menor será a escala e maior será o espaço representado. Em escalas pequenas, os mapas apresentam menos detalhes sobre a superfície.
Mapa em escala grande. Uma área menor é representada
Quanto mais baixa for a visão do observador que constrói o mapa, maior será a escala e menor será o espaço representado. Em escalas maiores, os mapas apresentam mais detalhes sobre a superfície.
Mapa em escala pequena. Uma área maior é representada