Camadas da atmosfera
As camadas da atmosfera são regiões da cobertura gasosa da Terra que protegem o planeta e auxiliam na sua regulação térmica, sendo importantes para a manutenção da vida.
As camadas da atmosfera são as diferentes regiões em que se divide a cobertura gasosa do planeta Terra. São cinco no total:
-
troposfera;
-
estratosfera;
-
mesosfera;
-
termosfera;
-
exosfera.
Essas camadas realizam a proteção do nosso planeta contra ameaças externas, como os meteoroides, além de filtrar a radiação danosa proveniente do Sol e auxiliar a manter as temperaturas terrestres em patamares que permitem a existência de diferentes formas de vida.
Leia também: Atmosfera — mais detalhes sobre a cobertura gasosa do planeta Terra
Resumo sobre camadas da atmosfera
-
As camadas da atmosfera são as diferentes regiões em que se divide a cobertura gasosa do planeta Terra.
-
A atmosfera do planeta Terra é dividida em cinco camadas:
-
Troposfera: camada mais próxima da superfície.
-
Estratosfera: camada que abriga a camada de ozônio.
-
Mesosfera: com baixas temperaturas, essa camada é onde se formam os meteoros.
-
Termosfera: com elevadas temperaturas, essa camada filtra os raios UV.
-
Exosfera: camada mais externa da atmosfera.
-
-
As camadas da atmosfera são formadas por gases como nitrogênio e oxigênio.
-
Sua função é proteger o planeta Terra e regular as temperaturas para a manutenção da vida.
Quais são as camadas da atmosfera?
A atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas, as quais se iniciam imediatamente sobre a superfície terrestre e se estendem até o espaço, com dimensão vertical de aproximadamente 10.000 quilômetros. A partir da superfície terrestre, são camadas da atmosfera:
-
troposfera;
-
estratosfera;
-
mesosfera;
-
termosfera;
-
exosfera.
Características das camadas da atmosfera
Camada |
Características |
Troposfera |
Camada mais baixa da atmosfera, que tem início acima da superfície terrestre. Tem entre 18 e 20 quilômetros de extensão vertical, sendo menos espessa sobre os polos. Concentra quase todo o vapor d’água em suspensão na atmosfera, além de conter cerca de 80% de seu volume total. As temperaturas na troposfera variam entre 20º C e -70º C, diminuindo a uma taxa de 0,6º C a cada 100 metros de altitude. É na troposfera que acontecem os fenômenos meteorológicos. |
Estratosfera |
Camada imediatamente acima da troposfera e abaixo da mesosfera, com espessura aproximada de 35 quilômetros. A estratosfera pode chegar a uma altitude de 50 quilômetros. Composta por gases como oxigênio, nitrogênio e ozônio, é uma camada de proteção do planeta contra os raios ultravioleta do Sol. É na estratosfera que fica a chamada camada de ozônio, que exerce essa função protetora. Ademais, a maior parte dos satélites artificiais e os balões meteorológicos estão situados na estratosfera. |
Mesosfera |
Camada intermediária da atmosfera, localizada entre a estratosfera e a termosfera. Sua espessura é de aproximadamente 35 quilômetros, chegando a até 85 quilômetros de altitude. A mesosfera registra as temperaturas mais baixas da atmosfera terrestre, e tem como função principal a proteção da Terra contra corpos estranhos oriundos do espaço e que oferecem ameaça à integridade do planeta. É nessa camada que se formam os meteoros. |
Termosfera |
Camada da atmosfera localizada acima da mesosfera e abaixo da exosfera, sendo a quarta a partir da superfície terrestre. Sua altitude máxima é de 600 quilômetros. Essa é a camada que registra as maiores temperaturas da atmosfera, o que se deve à absorção de radiação solar para garantir a proteção do planeta Terra. Por essa razão, aliás, é que a espessura da termosfera pode se ampliar em períodos de maior atividade solar. É na termosfera em que se encontra a ionosfera. |
Exosfera |
Camada mais externa da atmosfera. Sua base é a que se encontra mais distante da superfície terrestre. Trata-se da camada de maior espessura da atmosfera, com mais de 10.000 quilômetros. É ela que representa o limiar entre o planeta Terra e o espaço, dispondo de ar bastante rarefeito e temperaturas que variam de 0 a 1.700º C. Pode-se dizer que a exosfera é a primeira camada de proteção do planeta, filtrando parte da radiação proveniente do Sol. |
Função das camadas da atmosfera
As camadas da atmosfera têm algumas funções básicas, que são:
-
Proteger a Terra dos raios ultravioleta (UV) provenientes do Sol. Esse tipo de radiação é extremamente prejudicial para praticamente todas as formas de vida presentes no planeta, em especial para os seres humanos. Assim, a atmosfera funciona como um filtro.
-
Garantir a manutenção das temperaturas da Terra por meio do efeito estufa, que proporciona condições ideais para a existência de diferentes formas de vida no planeta.
Composição das camadas da atmosfera
A atmosfera é a cobertura gasosa que protege o planeta Terra e, portanto, suas camadas são formadas essencialmente por gases. Os gases presentes em maior quantidade nas camadas atmosféricas estão listados abaixo:
-
nitrogênio (N2);
-
oxigênio (O2);
-
dióxido de carbono (CO2);
-
metano (CH4);
-
neônio (Ne);
-
hélio (He);
-
argônio (Ar);
-
hidrogênio (H);
-
ozônio (O3).
Curiosidades sobre as camadas da atmosfera
-
A última camada da atmosfera, a exosfera, praticamente se funde com o espaço. Não existe um limite determinado para onde ela termina.
-
Os satélites artificiais orbitam na exosfera.
-
As auroras boreal e austral acontecem na ionosfera, uma camada que integra a termosfera.
-
Chega a 2.000º C a temperatura na termosfera, o que se deve à imensa absorção de radiação ultravioleta proveniente do Sol.
-
A mesosfera registra as temperaturas mais baixas da atmosfera, que chegam a -90º C.
-
Os balões meteorológicos, que registram as condições de tempo atmosférico, voam através da estratosfera.
-
A troposfera, camada mais próxima da superfície terrestre, é onde circulam os aviões de passageiros e os voos comerciais.
Acesse também: Efeito estufa — detalhes sobre esse processo natural que permite a existência de vida no planeta Terra
Exercícios resolvidos sobre as camadas da atmosfera
Questão 1
(UFRGS) Assinale a afirmação correta sobre a atmosfera terrestre.
A) A atmosfera é mais densa em altas altitudes, e os gases mais abundantes são nitrogênio, vapor d’água e oxigênio.
B) A camada da atmosfera chamada estratosfera suporta a biosfera e é a principal região da atividade do tempo atmosférico.
C) Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.
D) As temperaturas na troposfera aumentam em altitude, pois o ozônio absorve a radiação ultravioleta e reirradia em ondas longas.
E) A pressão do ar aumenta com a altitude, ao contrário da temperatura do ar, pois ela é produzida por movimento, tamanho e número de moléculas do ar.
Resolução:
Alternativa C.
A maior parte da massa da atmosfera terrestre se encontra na camada mais próxima da superfície, que é a troposfera. A espessura dessa camada tende a variar entre o equador e os polos, ou seja, conforme a latitude.
Questão 2
As camadas da atmosfera têm como principal função a proteção do planeta Terra. Uma delas recebe a alcunha de “escudo” justamente por impedir a chegada de corpos estranhos de grandes dimensões até a superfície, causando a sua fragmentação e combustão. Esse processo dá origem aos meteoros, que são observados na:
A) troposfera.
B) exosfera.
C) mesosfera.
D) ionosfera.
E) termosfera.
Resolução:
Alternativa C.
Os meteoros são fenômenos luminosos decorrentes do atrito causado pela entrada de rochas oriundas do espaço em alta velocidade, e se formam na mesosfera.
Fontes
BUIS, Alan. Earth's Atmosphere: A Multi-layered Cake. NASA Global Climate Change, 2 out. 2019. Disponível em: https://climate.nasa.gov/news/2919/earths-atmosphere-a-multi-layered-cake/.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.
MOLINA, Elder Cassola. (Coord.) Investigando a Terra. São Paulo: IAG – USP, 1997. Online. Disponível em: https://www.iag.usp.br/siae97/default.htm.
OLIVEIRA, Sonia Maria Barros de; CORDANI, Umberto Giuseppe; FAIRCHILD, Thomas Rich. Atmosfera, clima e mudanças climáticas. In: TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 108-127.
SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018. 224p.