Ciências

Tireoide

Tireoide é uma glândula que parece uma borboleta e está localizada na região do pescoço, abaixo do pomo de Adão. Essa glândula produz T3, T4 e calcitonina.

A tireoide está localizada na região do pescoço e lembra uma borboleta.

A tireoide é uma glândula endócrina com formato que lembra uma borboleta, apresentando dois lobos que se conectam na linha média. A tireoide é conhecida, principalmente, por produzir os hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3), mas ela também produz o hormônio calcitonina, que atua reduzindo o cálcio sanguíneo.

Os hormônios tiroxina e tri-iodotironina atuam no metabolismo, e alterações na sua produção levam a problemas de saúde. O hipotireoidismo se caracteriza por uma secreção reduzida de T3 e T4, quando esses hormônios são produzidos em excesso, denomina-se hipertireoidismo.

Leia mais: Sistema endócrino — formado por glândulas e tecidos que liberam substâncias conhecidas como hormônios

Resumo sobre tireoide

  • A tireoide está localizada na base do pescoço e possui dois lobos, os quais se dispõem de cada lado da traqueia.

  • É uma glândula endócrina, portanto, secreta hormônios que são liberados na corrente sanguínea.

  • Produz tri-iodotironina e tiroxina, conhecidas, respectivamente, como T3 e T4, e relacionadas com o metabolismo do corpo.

  • Quando ela produz grande quantidade de hormônios T3 e T4, temos um caso de hipertireoidismo.

  • Quando ela produz poucos hormônios T3 e T4, temos um caso de hipotireoidismo.

  • Também produz calcitonina, um hormônio que atua reduzindo os níveis de cálcio no organismo.

Tireoide

A tireoide é uma glândula endócrina composta por dois lobos, que se dispõem de cada lado da traqueia e estão conectados na linha média. Está localizada na parte anterior do pescoço, abaixo da região chamada pomo de Adão. Ela é composta por milhares de folículos, pequenas esferas que apresentam entre 0,2-0,9 mm de diâmetro. Em uma pessoa adulta, a tireoide apresenta entre 20-30 gramas.

Funções da tireoide

A tireoide, como salientado, é uma glândula endócrina, ou seja, responsável por liberar secreções conhecidas como hormônios diretamente na corrente sanguínea. A tireoide produz os hormônios tri-iodotironina (T3), tiroxina (T4) e calcitonina.

  • Hormônios da tireoide

A tireoide é uma glândula que produz diferentes hormônios, sendo a tri-iodotironina (T3) e atiroxina (T4) os mais conhecidos. Esses dois hormônios estão relacionados com a manutenção de processos metabólicos no organismo, exercendo efeitos em todos os sistemas do corpo humano.

Outro hormônio importante produzido pela tireoide é a calcitonina, que atua inibindo a reabsorção de tecido ósseo, diminuindo, desse modo, os níveis de cálcio no sangue. Sua secreção é ativada a partir do aumento da concentração de cálcio no plasma sanguíneo.

Leia mais: Pâncreas — importante glândula do nosso corpo responsável pela produção dos hormônios insulina e glucagon

Hipertireoidismo e hipotireoidismo

O bócio é um aumento do volume da tireoide que pode ser notado na região do pescoço.

Hipertireoidismo e hipotireoidismo são dois problemas que acometem a glândula tireoide.

  • Hipotireoidismo: caracteriza-se por uma redução na produção dos hormônios T3 e T4. Essa redução leva a sintomas como cansaço excessivo, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso, desaceleração dos batimentos cardíacos, menstruação irregular, intestino preso, diminuição da memória e depressão.

  • Hipertireoidismo: é uma condição mais comum em mulheres. É importante destacar que, em recém-nascidos, o hipertireoidismo pode ser diagnosticado por meio do teste do pezinho. Diferencia-se do hipotireoidismo por apresentar, ao contrário dele, uma produção excessiva dos hormônios T3 e T4. O hipertireoidismo pode desencadear aceleração dos batimentos cardíacos, mãos trêmulas, perda de apetite, nervosismo, ansiedade, irritação, queda de cabelo, perda de peso considerável, entre outros problemas.

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem provocar um problema conhecido como bócio. O bócio é um aumento do volume da tireoide e pode ser percebido por meio do exame físico.

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser tratados. Geralmente, utiliza-se medicação com o intuito de manter os níveis hormonais adequados, e, em alguns casos, o tratamento é realizado por toda a vida do paciente. As disfunções da tireoides devem ser acompanhadas e tratadas pelo médico endocrinologista.

Videoaula sobre tireoide e paratireoide

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa