Tato
O tato é um dos cinco sentidos e é por meio dele que somos capazes de perceber diferentes texturas e formatos de tudo que nos toca.
Tato é um dos nossos cinco sentidos e permite que sejamos capazes de perceber o toque. Essa percepção é possível graças a uma grande quantidade de receptores presentes em nosso corpo que enviam essas informações ao cérebro para que possam ser interpretadas.
A depender do receptor, ele pode ser sensível ao toque, à pressão, à variação de temperatura, à dor, entre outras sensações. Algumas regiões do nosso corpo são mais sensíveis ao toque, sendo esse o caso das nossas mãos, dos nossos lábios e da nossa língua.
Leia também: Como funciona o sistema nervoso?
Resumo sobre tato
-
O tato nos permite perceber o toque.
-
É graças ao tato que somos capazes de identificar o formato e a textura de tudo que nos toca.
-
O tato também permite que sejamos capazes de sentir um carinho, sendo, portanto, um sentindo importante no que diz respeito às nossas interações sociais.
-
Existem diferentes receptores em nossa pele que permitem a percepção de pressão, temperatura e dor, por exemplo.
O que é o tato e qual a sua função?
O tato é um dos cinco sentidos, sendo o responsável pela capacidade de perceber as características de tudo aquilo que nos toca. É graças ao tato que somos capazes de sentir as texturas dos objetos e suas formas e de experimentar a sensação do abraço e de um carinho, por exemplo.
Trata-se de uma das modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático que permite, além de perceber o contato, que sejamos capazes de perceber temperatura e dor, por exemplo. Esses estímulos são percebidos graças à presença de receptores sensoriais dispostos pelo nosso corpo. Cada receptor então envia uma mensagem via neurônios para o cérebro, no qual as informações serão processadas.
Em qual região do nosso corpo percebemos o tato?
Diferentemente de outros sentidos, o tato não é percebido apenas em partes específicas. O toque é sentido em praticamente toda a superfície do corpo, com destaque para áreas como a ponta dos dedos, a palma das mãos, a língua e os lábios. Entre as partes com menor sensibilidade, podemos destacar a pele das costas.
Receptores sensoriais
Na pele existem diversos receptores que possibilitam a captação dos vários estímulos externos, tais como a pressão, o calor, o frio e a dor. Esses receptores podem ser classificados em:
-
mecanorreceptores;
-
termorreceptores;
-
receptores de dor.
Os mecanorreceptores são aqueles que respondem a estímulos mecânicos, como a pressão. Já os termorreceptores estão relacionados com a percepção da variação da temperatura.
Os chamados corpúsculos de Merkel são responsáveis pela percepção de toque contínuo de objetos em nossa pele. As vibrações são percebidas por receptores chamados de corpúsculos de Pacini. Os corpúsculos de Meissner são sensíveis ao toque rápido.
As terminações de Ruffini relacionam-se com a percepção de sinais de tato prolongados. Existem ainda as chamadas terminações nervosas livres, as mais numerosas e que permitem a percepção de sensações como dor, sensibilidade e temperatura.
Alguns receptores respondem apenas aos estímulos passageiros, sendo esse o caso dos corpúsculos de Pacini e Meissner. Nesses casos, caso o estímulo continue por muito tempo, teremos a sensação de que ele acabou. Há ainda aqueles que respondem continuamente à presença de dado estímulo, sendo esse o caso dos corpúsculos de Merkel e Ruffini.
Saiba mais: Por que sentimos dor?
Importância do tato
O tato nos permite sentir a textura, o tamanho e o formato dos diferentes materiais que nos tocam, permitindo assim que sejamos capazes de sentir o ambiente que nos cerca. Além disso, o tato permite-nos sentir quando um carinho é dado, além de mostrar a força que pode ser aplicada em determinado objeto, por exemplo.
O tato é tão importante que, para pessoas cegas, pode “funcionar como a própria visão”. Pessoas com deficiência visual frequentemente aprendem a ler utilizando o tato. O sistema conhecido como Braille baseia-se em pontos em alto-relevo que simbolizam as letras e os números. Para ler a mensagem, basta a pessoa passar os dedos sobre o papel e desvendar a simbologia.