Sociedade dos cupins
Saiba mais sobre como funciona a sociedade dos cupins.
Os cupins são insetos que vivem em túneis no interior da terra ou na madeira, e alimentam-se de celulose. Assim como as abelhas e as formigas, os cupins são animais que vivem em sociedade, onde cada indivíduo tem uma função específica. Na sociedade dos cupins podemos encontrar os cupins operários, os cupins soldados, os cupins reis e os cupins rainhas.
Os cupins operários podem ser machos ou fêmeas, eles têm a função de cavar túneis, coletar alimentos, cuidar dos cupins jovens etc. Eles são animais estéreis, ou seja, não têm a capacidade de se reproduzir.
Os cupins operários são responsáveis por diversas funções dentro da sociedade
Os cupins soldados também podem ser machos ou fêmeas, possuem patas e mandíbulas muito fortes. São os encarregados de defender a sociedade de inimigos.
As mandíbulas dos cupins soldados são fortes porque eles fazem a defesa da sociedade
Esses animais se reproduzem nos meses mais quentes do ano, quando podemos notar as formas aladas (que possuem asas) que saem dos cupinzeiros. Esses cupins que possuem asas são os reis e as rainhas, e são mais conhecidas como aleluias ou siriris. Depois de fazerem a revoada, esses insetos caem no chão e perdem suas asas, sendo que machos e fêmeas formam um casal e constroem ninhos onde serão os reis e a rainhas.
Cupins que possuem asas são os reis e as rainhas
A rainha dos cupins é uma fêmea fértil que pode viver de 25 a 50 anos, e têm a capacidade de colocar até três milhões de ovos por ano, sendo que, quando grávida, seu abdome aumenta atingindo um tamanho enorme. Ao contrário do que ocorre na sociedade das abelhas, o macho dos cupins não morre após fecundar a fêmea, ele permanece no ninho e consegue fecundá-la periodicamente.
Na imagem podemos observar uma rainha com o abdome dilatado, cheio de ovos
A alimentação dos cupins é feita através da trofolaxia (alimentos são passados de boca em boca), e também através do aproveitamento das fezes dos indivíduos da sociedade. As fezes de um indivíduo são ingeridas por outros indivíduos da sociedade, que aproveitam os restos que ainda não foram digeridos.
Por vezes, em nossa casa, encontramos um pozinho nos móveis que estão infestados por cupim. Esse pozinho nada mais é do que bolinhas de fezes que os cupins liberam depois de aproveitarem todo o alimento.
Figura 1: cupins. Figura 2: pozinho que se constitui das fezes dos cupins
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia