Porquinho-da-índia
O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.
Porquinho-da-índia é o nome popular da espécie Cavia porcellus. Apesar de o nome ser comum, o termo não reflete adequadamente as características desse mamífero, uma vez que não se trata de um suíno, tampouco de um animal proveniente da Índia.
Trata-se de um roedor comumente utilizado em pesquisas e criado como animal de estimação. É importante destacar que antes de adquirir o porquinho-da-índia como animal de estimação, deve-se conversar com um médico veterinário acerca dos cuidados a serem tomados em relação ao pet, tais como a dieta ideal, o local onde ele deve ser criado e as medidas em relação à sua saúde.
Veja também: Classificação dos mamíferos — monotremados, placentários e marsupiais
Resumo sobre o porquinho-da-índia
- Porquinho-da-índia é o nome popular da espécie Cavia porcellus.
- Provavelmente, esse mamífero foi domesticado na região dos Andes, começando por um ancestral dos preás selvagens atuais.
- Os porquinhos-da-índia apresentam corpos compactos, com formato cilíndrico, sem cauda e orelhas pequenas.
- Possuem dois mecanismos de defesa: permanecer imóveis ou se dispersarem rapidamente.
- São animais herbívoros e vivem em média oito anos, podendo viver até 14 anos.
Características do porquinho-da-índia
Os ancestrais do porquinho-da-índia são provenientes da América do Sul, e acredita-se que a espécie foi domesticada na região dos Andes, começando por um ancestral dos preás selvagens atuais. A colonização europeia da América do Sul fez com que o porquinho-da-índia fosse introduzido na Europa e, posteriormente, levado para todo o mundo. Hoje, é uma espécie domesticada, cada vez mais comum como animal de estimação. Veja algumas de suas características.
- O porquinho-da-índia é utilizado para fins experimentais em laboratórios e também serve de alimento em países andinos.
- Esse animal possui corpo pequeno e cilíndrico, comprimento entre 20,3 cm e 25,4 cm e massa corporal de cerca de 700 g a 1100 g.
- Os machos são maiores que as fêmeas.
- Esse roedor possui pernas curtas e orelhas pequenas. Não possui cauda.
- Os olhos estão posicionados lateralmente nesse animal.
- A pelagem do porquinho-de-índia apresenta diferentes padrões. São observadas diversas colorações e também variação no comprimento dos pelos.
Além disso, a boca do animal é triangular e possui 20 dentes, que crescem de maneira contínua. O comprimento dos dentes é diminuído devido à trituração que acontece durante a alimentação. Recomenda-se que, ao criar um porquinho-da-índia, seja oferecido a ele materiais que ele possa roer, a fim de garantir o desgaste dentário adequado.
Os porquinhos-da-índia são animais tímidos, sociáveis e dóceis. Raramente o animal morde ou arranha seu dono. Eles gostam de ficar próximos de indivíduos da mesma espécie, sendo considerados animais gregários. São capazes de se comunicar a partir da emissão de diferentes ruídos, como choramingos, ronronar e assobios.
Quando ameaçados, os porquinhos-da-índia podem adotar dois comportamentos de defesa distintos:
- imobilidade, que se refere à capacidade de permanecerem imóveis até que não se sintam mais ameaçados;
- dispersão, que consiste na separação do grupo a fim de confundir a possível ameaça.
Leia também: Porco-espinho — roedor que possui o corpo coberto de espinhos
Classificação taxonômica do porquinho-da-índia
De maneira diferente do que alguns possam pensar, o porquinho-da-índia é uma espécie de mamífero que não pertence à mesma ordem do porco. Esse animal é um roedor e está incluído na família Caviidae, a mesma família do preá. Veja abaixo mais detalhadamente sua classificação taxonômica.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Caviidae
Gênero: Cavia
Espécie: Cavia porcellus
Alimentação dos porquinhos-da-índia
Os porquinhos-da-índia são animais herbívoros. Geralmente, eles são alimentados com verduras, gramíneas, frutas e feno. Além disso, há ração desenvolvida especialmente para esses animais, as quais contêm material vegetal e vitaminas necessárias para seu desenvolvimento.
Leia também: Capivara — o maior roedor do mundo
Reprodução e expectativa de vida dos porquinhos-da-índia
- Os porquinhos-da-índia machos atingem maturidade sexual entre 56 e 70 dias de idade.
- As fêmeas, por sua vez, atingem a maturidade sexual em aproximadamente 67 dias.
- A gestação desses animais dura de 59 a 72 dias, e a fêmea dá à luz, em média, três filhotes.
- O desmame dos filhotes ocorre cerca de 14 a 21 dias após o seu nascimento.
- Esses animais podem viver até cerca de 14 anos, porém sua expectativa de vida média é de oito anos.
Diferença entre porquinho-da-índia e hamster
Assim como os porquinhos-da-índia, hamsters são animais mamíferos que fazem parte do grupo dos roedores (ordem Rodentia). Muitas pessoas pensam que hamster é o nome dado a uma única espécie, entretanto, esse nome popular é atribuído a diferentes espécies de roedores.
Tanto os porquinhos-da-índia quanto os hamsters são apreciados como animais de estimação. Antes de escolher um desses animaizinhos, é fundamental conhecer suas características. É importante saber que os hamsters apresentam expectativa de vida menor que os porquinhos-da-índia, vivendo cerca de três anos.
Além disso, os porquinhos-da-índia tendem a ser maiores que os hamsters. A alimentação de porquinhos-da-índia e de hamsters é também diferente. Enquanto os porquinhos-da-índia são animais herbívoros, os hamsters são animais onívoros. Assim, as rações oferecidas para um animal não devem ser oferecidas ao outro. Vale salientar ainda que porquinhos-da-índia devem ter uma suplementação de vitamina C.