O maior dinossauro do mundo
Confira os dados impressionantes sobre o maior dinossauro do mundo!
Ao falar em dinossauros, muitos logo imaginam o famoso Tiranossauro rex, com seu grande porte e dentes assustadores. Entretanto, em termos de tamanho, o tiranossauro não é tão impressionante assim. Você sabia que o rex, além de não ser o maior dinossauro, não é nem o maior carnívoro? A seguir descobriremos dados impressionantes sobre o maior dinossauro já descoberto!
→ O dinossauro gigante
O maior dinossauro descoberto até o momento foi encontrado na Argentina, mais precisamente no sul da Patagônia. Os cientistas estimam que ele viveu há aproximadamente 77 milhões de anos. O esqueleto fóssil está muito preservado, com cerca de 70% dos ossos, sem contar a cabeça.
A espécie foi chamada de Dreadnoughtus schrani. O gênero Dreadnoughtus significa “não teme nada” e faz uma referência ao tamanho impressionante do dinossauro. Já o epíteto específico, schrani, é uma homenagem ao empresário financiador da pesquisa, Adam Schran.
A espécie, que, segundo os pesquisadores, ainda não havia crescido completamente, era um herbívoro do grupo dos titanossauros e apresentava 26 metros de comprimento e cerca de 65 toneladas. O peso pode ser comparado a 10 elefantes-africanos, que, atualmente, é a maior espécie terrestre viva em nosso planeta. Quando comparado ao tiranossauro rex, o Dreadnoughtus schrani pesa o equivalente a sete desses famosos dinossauros. Impressionante, não é mesmo?
Em razão do seu tamanho assustador, o Dreadnoughtus schrani, provavelmente, não se locomovia muito. Para não precisar andar de árvore em árvore, acredita-se que esse dinossauro utilizava seu longo pescoço para ter acesso a uma grande quantidade de alimento de uma só vez. A mudança de local só acontecia quando todo o alimento disponível naquela área acabava.
→ O maior carnívoro
Você deve estar curioso para saber qual é o maior dinossauro carnívoro, não é mesmo? Como dito no início do texto, esse título também não é do tiranossauro rex. O maior fóssil de carnívoro pertence ao espinossauro, que apresenta comprimento total de 15 metros, do nariz à cauda.
Por Ma. Vanessa dos Santos