Ciências

Núcleo celular

Amplie seus conhecimentos a respeito do núcleo celular, uma estrutura presente em células eucariontes que guarda nossas informações genéticas.

O núcleo possui todas as informações genéticas de um indivíduo

Costumamos dizer que as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo celular. Apesar de ser uma afirmação bastante difundida, não é verdadeira, pois nem todas as células possuem núcleo, que está presente apenas em células eucariontes. Das células que possuem núcleo, a maioria apresenta apenas um, existindo alguns tipos celulares multinucleados, como é o caso das células musculares.

Quais são as características do núcleo celular?

O núcleo é uma região, geralmente, esférica onde está localizado o material genético. Normalmente o núcleo apresenta-se em uma posição centralizada na célula, mas pode assumir uma posição mais periférica, como ocorre nas células adiposas.

→ Componentes principais do núcleo celular:

  1. Envelope nuclear: O conteúdo do núcleo possui um envoltório nuclear que define um limite entre o citoplasma e o interior do núcleo. O envoltório nuclear é formado por duas membranas separadas por um pequeno espaço. Ele possui poros, os quais selecionam o que entra e o que sai da célula;

  2. Cromatina: Conjunto de cromossomos presentes no núcleo;

  3. Nucléolo: Massas densas formadas principalmente por RNA (ácido nucleico);

  4. Nucleoplasma: Substância que envolve a cromatina e o nucléolo.

Qual é a função do núcleo celular?

O núcleo possui importante função para os seres vivos, pois contém os cromossomos que possuem os genes que transmitem nossas características aos nossos descendentes. Vale frisar que o núcleo não é importante apenas por portar nossas características, ele também atua como um centro controlador das atividades metabólicas da célula e é responsável pela produção e processamento dos tipos de RNA, o que ocorre mais precisamente no nucléolo.

Como uma célula pode ser classificada de acordo com seu núcleo?

  • Anucleada: não apresenta núcleo. Esse é o caso das hemácias, células do sangue relacionadas com o transporte de oxigênio;

  • Mononucleada: apresenta apenas um núcleo. Esse é o caso das células epidérmicas, por exemplo.

  • Polinucleada: Célula que apresenta dois ou mais núcleos. Esse é o caso das células das fibras musculares esqueléticas.

ATENÇÃO: O núcleo celular desaparece em uma célula no momento da divisão celular, entretanto, ocorre a reorganização após a formação das células-filhas.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa