Glândulas sudoríparas
Saiba mais sobre as glândulas sudoríparas, estruturas importantes encontradas na pele que ajudam a controlar a temperatura do corpo.
O nosso corpo possui diferentes tipos de glândulas, estruturas especializadas na secreção de substâncias importantes para o organismo. Na pele, uma glândula bastante especial está presente: a glândula sudorípara.
→ Características das glândulas sudoríparas
As glândulas sudoríparas são exócrinas, ou seja, não lançam sua secreção no sangue, liberando seus produtos para fora do corpo ou dentro de órgãos. No caso das glândulas sudoríparas, a secreção é lançada na superfície da pele por meio de um ducto que passa pela epiderme e faz um percurso em hélice.
A porção secretora está localizada na derme ou na parte superior da hipoderme e apresenta dois tipos de células: as escuras e as claras. As escuras liberam glicoproteínas, e as claras estão relacionadas com a secreção da parte mais aquosa do suor.
Vale destacar que existem glândulas sudoríparas diferentes das citadas. Elas são chamadas de glândulas sudoríparas apócrinas. A secreção dessas células é mais viscosa e não tem cheiro, mas, em virtude da ação de bactérias, pode ocorrer um odor desagradável.
A glândula sudorípara é exócrina
→ Onde estão localizadas as glândulas sudoríparas?
As glândulas sudoríparas estão presentes em praticamente todas as partes do corpo, sendo especialmente abundantes nas mãos e nos pés. Não são encontradas nos lábios, clitóris, pequenos lábios, glande e prepúcio. As glândulas sudoríparas apócrinas, por sua vez, são encontradas nas axilas, região perianal e pubiana e na aréola mamária.
→ O que é o suor?
O suor é a secreção produzida pelas glândulas sudoríparas. É uma solução diluída que contém proteína, sódio, potássio, amônia, ureia e ácido úrico. Apresenta um pH neutro a levemente ácido. Apesar de o suor parecer extremamente salgado, a concentração de sódio é inferior à encontrada no sangue.
→ Qual é a função do suor?
O suor, além de garantir a eliminação de algumas substâncias do corpo, promove o resfriamento corporal. Essa última função é extremamente importante para garantir que a temperatura não se eleve muito após um exercício intenso, por exemplo. A redução da temperatura acontece porque, assim que o suor chega à superfície, ele evapora, causando a perda de calor.
Curiosidade: Algumas pessoas eliminam mais suor que o normal. Essa condição é conhecida como hiperidrose.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: