Doenças causadas por fungos
Saiba mais sobre as doenças causadas por fungos e como evitá-las!
Os fungos são seres vivos muito importantes para o equilíbrio da natureza, pois fungos e bactérias se unem para decompor a matéria orgânica. Além disso, os fungos também são utilizados na preparação de alimentos, bebidas e na produção de certos medicamentos.
Vendo por esse lado, podemos concluir que os fungos são seres maravilhosos, não fosse o seu lado parasita causador de doenças em plantas e animais.
Aproximadamente 100 espécies de fungos causam infecções nos humanos. Chamamos essas infecções de micoses.
As frieiras, também conhecidas como pé de atleta, aparecem em regiões úmidas do corpo, como virilha e entre os dedos dos pés e das mãos. Geralmente se apresentam como fissuras, descamações e feridas localizadas entre os dedos, provocando muita coceira.
O pé de atleta é um tipo de micose que acomete os pés
A impingem é uma micose que atinge a pele superficialmente. Essa infecção se caracteriza por formar lesões arredondadas que coçam e formam uma área da pele com bordas vermelhas.
Nossas unhas também estão bem suscetíveis a essas infecções por fungos. Conhecidas como unheiros, essas micoses se apresentam como manchas brancas ou até deformações nas unhas. Geralmente quando acometida por essa micose, a região ao redor da unha fica dolorida, inchada, avermelhada e inflamada. Em alguns casos, a unha pode começar a crescer deformada.
Figura 1. Frieira. Figura 2. Impingem no braço
Existe um tipo de micose, que conhecemos como pano branco, que forma manchas claras na pele, principalmente na região do tronco, rosto, pescoço e braços. A candidíase também é um tipo de micose que causa muita coceira e vermelhidão na área afetada (geralmente a virilha).
O sapinho, que ocorre nas mucosas de crianças e bebês, também é causado por fungos e se caracteriza por apresentar vários pontinhos brancos na mucosa.
Figura 1. Sapinho na boca. Figura 2. Pano branco
Há um tipo de fungo que ataca os órgãos internos dos seres humanos, principalmente os pulmões, causando a chamada histoplasmose. No caso dessa infecção, os esporos do fungo são aspirados junto com o ar, causando a formação de novos fungos. Para se contrair a histoplasmose é preciso que se tenha o contato com dejetos contaminados de morcegos ou aves.
A principal forma de evitar a infecção por micoses é adotar bons hábitos de higiene. Todas as micoses, quando tratadas, apresentam cura.
Videoaula relacionada: