Descendência
O que é descendência, e por que os descendentes de uma família são parecidos.
Descendência é um nome que damos aos filhos, netos, tataranetos, enfim: aos filhos e parentes que nasceram a partir de um ser vivo. Assim, os filhos de um casal são descendentes dele; assim como seus netos, e todas as gerações seguintes.
Quando a relação é contrária, ou seja, quando falamos dos pais, avós, bisavós, tataravós, etc., de uma pessoa; consideramos que todos eles são ascendentes dela. Dessa forma, seus pais são seus ascendentes, assim como seus avós, já que são pais dos seus pais, e assim por diante.
Como os ascendentes e descendentes de um ser vivo são todos parentes, eles costumam ser parecidos. Por isso é que, muitas vezes, quando um bebê nasce, podemos identificar características de seus familiares nele, como por exemplo, o queixo parecido com o do avô; os olhos, com os da mãe; e o sorriso igual ao do pai.
Essas semelhanças acontecem porque todo ser vivo, quando começa seu processo de formação, recebe características dos pais através de suas células. No caso de muitas espécies, como a nossa, elas recebem uma célula da mãe e outra do pai.
Nos seres humanos, a célula da mãe chama ovócito e a do pai, espermatozoide. O ovócito e o espermatozoide são chamados de gametas. Assim como muitas outras células, os gametas são tão pequenos que, para serem vistos, precisamos usar lentes especiais, ou aparelhos chamados microscópios.
Por um processo chamado reprodução, os gametas se unem, formando uma única célula: o zigoto.
O zigoto começa a se dividir e se modificar, formando pouco a pouco um bebê. Em aproximadamente 288 dias, a criança nasce!
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids