Comigo-ninguém-pode
Saiba mais sobre a comigo-ninguém-pode, uma planta responsável pela intoxicação de várias crianças.
A comigo-ninguém-pode é uma planta muito encontrada nos jardins das casas brasileiras. Mas você sabia que essa plantinha, aparentemente inofensiva, pode causar problemas sérios à saúde e até mesmo levar à morte?
Comigo-ninguém-pode é o nome popular de uma planta do gênero Dieffenbachia, pertencente à família Araceae. Ela também é conhecida por aninga-pará em alguns lugares.
Normalmente ela atinge dois metros de altura e caracteriza-se por possuir manchinhas brancas em suas folhas. As inflorescências são do tipo espádice, semelhante à flor do copo-de-leite. Os frutos apresentam cor que varia do laranja ao vermelho.
Observe a inflorescência do tipo espádice da comigo-ninguém-pode
Apesar de ser encontrada em vários locais, ela é extremamente tóxica e não deveria ficar próxima de crianças. Nessas plantas existem substâncias conhecidas por cristais de oxalato de cálcio, que, nessa espécie, são encontrados na forma de ráfides (nome dado a esses cristais com forma de agulha).
Alguns pesquisadores acreditam que essa planta, quando ingerida, libera as ráfides e estas perfuram a mucosa, ocasionando uma irritação. Além disso, a planta apresenta uma substância chamada dumbcaína, que é responsável por agravar a reação alérgica.
Essa planta, tão popular nos jardins, é responsável por diversos casos de intoxicação, principalmente de crianças, que normalmente são atraídas pela beleza das folhas. Ao levar pedaços da planta à boca, observa-se um aumento na quantidade de saliva, além de dor na região da boca e língua. Depois de um tempo, percebe-se o inchaço do local, além de náusea e vômito. Mortes já foram relatadas após a ingestão desse vegetal, em virtude, principalmente, da obstrução do sistema respiratório causada pelo inchaço.
Vale destacar que, quando em contato com os olhos, a planta pode ocasionar lesões nesse órgão. Um dos sintomas observados é a fotofobia, ou seja, a pessoa percebe um grande desconforto em locais com muita luz. Além disso, podem ser notados irritação e lacrimejamento.
Existem relatos de pessoas que retiraram folhas de comigo-ninguém-pode e apresentaram reação alérgica na pele. Algumas observaram a presença de queimaduras e bolhas após contato com a planta. Sendo assim, é melhor evitar qualquer tipo de contato!
Em caso de intoxicação, é extremamente importante procurar um médico para que o remédio correto seja indicado.
Por Ma. Vanessa dos Santos