Ciências

Classificação dos seres vivos

Compreenda a forma atual de classificação dos seres vivos em categorias taxonômicas.

Normalmente agrupamos os seres vivos por suas características similares. Na figura observamos aves, mamíferos, répteis e plantas

Imagine todos os grupos de seres vivos presentes no planeta! Provavelmente você os separou em grupos, tais como animais, plantas, fungos, protozoários e bactérias. De maneira inconsciente você acabou de classificar alguns dos seres vivos da Terra.

Normalmente quando encontramos uma grande quantidade de coisas diferentes, tentamos agrupá-las de modo a unir aquelas que possuem características semelhantes. Ao lavar uma porção de roupas, por exemplo, separamos as brancas das coloridas. Isso é uma forma de classificação.

Os seres vivos também foram separados em grupos para facilitar o seu estudo. A primeira pessoa que tentou realizar tal feito foi o filósofo Aristóteles, que agrupou todos os seres vivos em dois grupos: os que possuíam sangue e aqueles que não possuíam. Claro que essa classificação não era a ideal, mas outras foram, posteriormente, propostas.

No final do século 18, Carl von Linné propôs uma classificação por categorias, baseada nas semelhanças anatômicas, que é usada até o momento com algumas pequenas mudanças. Primeiramente ele considerou que o grupo básico da classificação era uma espécie. Para ele, uma espécie seria um grupo de indivíduos com características não observadas em nenhum outro grupo.

As espécies que apresentavam alguma semelhança eram agrupadas em gêneros. Os gêneros semelhantes eram agrupados em famílias. As famílias com características em comum eram agrupadas em ordens, e as ordens semelhantes eram agrupadas em classes. Estas, por sua vez, eram agrupadas em filos, e estes, em reinos.

Sendo assim, temos as seguintes categorias, também chamadas de categorias taxonômicas:

Reino → Filo → Classe → Ordem → Família → Gênero → Espécie

Observe que a categoria mais ampla é o reino e a mais restrita é a espécie. Nossa espécie, por exemplo, possui o mesmo reino que peixes, pássaros e crocodilos. Veja a seguir as categorias taxonômicas nas quais o homem se encontra:

Reino: Animal

Filo: Cordados

Classe: Mamíferos

Ordem: Primatas

Família: Hominidae

Gênero: Homo

Espécie: Homo sapiens

Além dessas categorias, muitos pesquisadores costumam utilizar algumas categorias intermediárias, ou seja, compreendidas entre uma categoria e outra. Entre essas categorias, podemos citar o subfilo, superfamília, subfamília e subgênero.

Curiosidade: Dá-se o nome de taxonomia à parte da biologia que descreve, nomeia e classifica todos os seres vivos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa