Célula eucarionte
Conheça as principais características de uma célula eucarionte e aprenda as diferenças entre ela e a procarionte.
As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo verdadeiro. Nessas células, o material genético está envolvido por uma membrana nuclear, também chamada de carioteca, garantindo a proteção do DNA contra os movimentos do citoesqueleto da célula. No núcleo, localiza-se o nucléolo, que é um a região responsável pela produção de ribossomos. Essas células possuem ainda membrana plasmática e um citoplasma, onde estão localizadas as organelas.
→ As células eucariontes diferenciam-se das procariontes apenas pela presença de núcleo?
Além de possuírem um núcleo verdadeiro, as células eucariontes têm uma série de organelas membranosas que garantem uma maior eficiência metabólica. Entre essas organelas, podemos citar:
-
Mitocôndria: Organela responsável por produzir energia para a célula.
-
Complexo golgiense: Organela responsável, entre outros processos, pela secreção de produtos elaborados pela célula.
-
Retículo endoplasmático: Participa da síntese de algumas substâncias e da síntese da membrana.
-
Lisossomo: Relacionada com a digestão intracelular.
-
Cloroplasto: Organela das células eucariontes vegetais que são responsáveis pela fotossíntese.
Principais partes de uma célula eucarionte
Os ribossomos são estruturas sem membranas que atuam na síntese de proteínas. Eles estão presentes tanto em células procariontes como em eucariontes, entretanto, nessas últimas, são maiores e mais complexos e podem ser encontrados livres ou associados ao retículo endoplasmático.
As células eucariontes possuem ainda um citoesqueleto, uma estrutura formada por proteínas que garante o formato da célula e a movimentação celular. A presença de citoesqueleto é essencial para processos como endocitose e exocitose, processos relacionados, respectivamente, com a entrada e a saída de substâncias por meio de modificações na membrana.
→ Em quais organismos são encontradas as células eucariontes?
As células eucariontes são encontradas em protozoários, algas, fungos, animais e plantas. As células procariontes, por sua vez, são encontradas em organismos do Domínio Archaea e Bacteria, tais como bactérias e cianobactérias.