Câncer
Câncer é um nome dado a um conjunto de doenças que se caracterizam pelo crescimento descontrolado de células, as quais formam tumores. O câncer pode iniciar-se em qualquer parte do corpo, entretanto, alguns tipos são mais comuns que outros. Muitos tipos de câncer apresentam cura, sendo fundamental, entre outros fatores, o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. Dentre as formas de tratar o câncer, podemos citar a cirurgia para a retirada do tumor, a quimioterapia e a radioterapia.
Leia também: Malefícios do cigarro para a saúde
O que é câncer?
Denomina-se câncer, ou neoplasia, o conjunto de mais de 100 doenças que apresentam em comum o crescimento desordenado, incontrolável e agressivo de células. Essas células são capazes de invadir tecidos e órgãos e espalhar-se por todo o corpo. Quando as células cancerosas espalham-se pelo corpo, dizemos que ocorreu metástase. O câncer leva à formação de tumores, que são acúmulos de células cancerosas.
Todo tumor é câncer?
Ao ouvirem a palavra tumor, muitas pessoas associam-na ao câncer. Entretanto, nem todo tumor é um tipo de câncer. Tumor é o nome dado ao aumento de volume de uma determinada parte do corpo, o qual pode ocorrer devido ao crescimento exagerado de células. Esse tumor, também chamado de neoplasia, pode ser benigno ou maligno, recebendo, nesse último caso, o nome de câncer.
A principal diferença entre uma neoplasia maligna e uma benigna é que, no câncer, o crescimento é desordenado, enquanto, nas neoplasias benignas, o crescimento é ordenado, apresentando limites bem definidos. O câncer é também capaz de invadir tecidos e órgãos vizinhos e provocar metástase, situações que não são observadas em neoplasias benignas.
O que causa o câncer?
O câncer pode ter causas variadas, podendo ocorrer por fatores externos ou internos. Os fatores externos incluem nossos hábitos de vida e até mesmo substâncias que estão presentes no ambiente. Já as causas internas normalmente se referem a fatores como mutações genéticas e condições do sistema imunológico.
Entre esses fatores, os que se destacam são os externos, responsáveis por quase 80% de todos os tipos de câncer. Para exemplificar essa afirmação, podemos citar a exposição prolongada ao Sol, que pode levar ao desenvolvimento de câncer de pele, ou ainda os alimentos que ingerimos e que estão relacionados com vários tipos de câncer. Como os fatores externos, muitas vezes, podem ser evitados, um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir a doença.
Leia também: Carnes processadas e o risco de câncer
Quais os principais tipos de câncer?
O câncer pode atingir diferentes partes do nosso corpo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os principais tipos de câncer são:
- Câncer anal
- Câncer de bexiga
- Câncer de boca
- Câncer de esôfago
- Câncer de estômago
- Câncer de fígado
- Câncer de intestino
- Câncer de laringe
- Câncer de mama
- Câncer de ovário
- Câncer de pâncreas
- Câncer de pele melanoma
- Câncer de pele não melanoma
- Câncer de pênis
- Câncer de próstata
- Câncer de pulmão
- Câncer de testículo
- Câncer de tireoide
- Câncer do colo do útero
- Câncer do corpo do útero
- Câncer do sistema nervoso central
- Câncer infantojuvenil
- Leucemia
- Linfoma de Hodgkin
- Linfoma não Hodgkin
O câncer tem cura?
Alguns cânceres possuem cura, outros, no entanto, não. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação completa. Daí a importância de realizar-se exames de rotina e sempre procurar um médico quando notar alguma alteração em seu corpo. O câncer de mama, por exemplo, é muitas vezes identificado pela própria mulher ao tocar e observar o seu corpo.
Leia também: 6 fatos que você precisa saber sobre a pílula do câncer
Quais são os principais tratamentos para o câncer?
O tratamento para o câncer varia de acordo com o tipo e o estágio da doença. Somente um médico será capaz de identificar o melhor tratamento em cada situação. Os tratamentos mais comuns são a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.
- Cirurgia: retirada do tumor;
- Quimioterapia: administração de medicamentos que atacam as células, inibindo ou controlando o crescimento das células cancerosas;
- Radioterapia: destruição das células cancerosas pelo uso de radiações.
- Transplante de medula óssea: substituição da medula óssea doente por células de uma medula óssea saudável. Esse tratamento é feito quando o paciente apresenta doenças que afetam as células sanguíneas, como a leucemia.
Não podemos deixar de citar também os chamados cuidados paliativos. Esses cuidados são feitos, geralmente, quando não há mais chance de cura, sendo essenciais para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida, sem dores, por exemplo.
Como posso me prevenir do câncer?
Não há uma fórmula mágica para prevenir-se do câncer, entretanto, a adoção de alguns hábitos saudáveis durante a vida podem ajudar a evitar a doença. Veja, a seguir, algumas dicas valiosas:
- Adote uma alimentação saudável, evitando, por exemplo, alimentos processados.
- Não faça uso de cigarro e bebidas alcoólicas.
- Pratique atividades físicas.
- Utilize filtro solar.
- Vacine-se. A vacinação contra HPV, por exemplo,é uma forma de prevenir-se do câncer de colo do útero. A vacina contra hepatite B também previne o câncer, pois o câncer de fígado está relacionado com o vírus causador da hepatite B.
- Se você trabalha com agentes que podem causar câncer, como radiação e algumas substâncias químicas, siga sempre todas as normas de segurança.